Renaud Sainsaulieu foi o primeiro autor a tentar explicar os efeitos do trabalho sobre os comportamentos relacionais, apresentando uma perspectiva que limita os comportamentos do grupo e define culturas em função das categorias sócio-profissionais, designadas por este de “subculturas”.
As culturas e estratégias profissionais das subculturas são apresentadas e explicadas pelo autor a partir da hierarquia da empresa:
Na base da estrutura hierárquica encontra-se a estratégia do Alheamento, que é desenvolvida pelos chamados trabalhadores indiferenciados, não especializados e sem qualificações, que não têm implicação no trabalho nem na empresa (ex: mulheres e imigrantes), o que pode ter efeitos como a falta de qualidade e acidentes de trabalho.As culturas e estratégias profissionais das subculturas são apresentadas e explicadas pelo autor a partir da hierarquia da empresa:
Uma outra estratégia cultural que também faz parte da base da hierarquia é a de Fusão, que é adoptada por operários especializados, não através de uma qualificação mas sim de aquisição de conhecimento e experiência na realização de determinada tarefa.
Por sua vez, a estratégia das Afinidades selectivas é protagonizada por operários profissionais, com atitude selectiva em relação à sua classe.
Na medida em que a estes operários é atribuída grande valorização individual, costumam ocupar cargos como os de supervisores, capatazes e ainda líderes sindicais.
Relativamente à estratégia da Meritocracia, esta é adoptada pelos indivíduos pertencentes aos quadros técnicos. Na medida em que são os operários mais qualificados, as empresas tendem a mantê-los através da criação de vários níveis hierárquicos.
A partir desta diferenciação de culturas e estratégias profissionais feitas por Sainsaulieu, observa-se um problema de gestão da cultura, que reside no facto de um trabalhador em Alheamento não ter espírito de fusão pelo que irá auferir eternamente o mesmo salário, não subindo na estrutura hierárquica, o que é designado pelo autor de “desfidelizaçao do trabalhador”.
O problema está em fazer com que as pessoas evoluam em termos de qualificação ou regridam para a indiferenciação, enigma para o qual Sainsaulieu propõe 2 vias de resolução:
- Evoluir através do trabalho no mercado de trabalho;
- Apostar na empresa.
Elaborado por: Tânia Machado, n.º 52303.
Sem comentários:
Enviar um comentário